AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - informação económica

Programa Dimensão arranca este mês

 

Programa Dimensão visa a criação de condições favoráveis a movimentos de concentração, fusão e aquisição, de forma a proporcionar às empresas ganhos de escala indispensáveis à sua internacionalização.


A AEP tem vindo a defender a valorização do potencial que as PME representam para a economia nacional, nomeadamente através de medidas que fomentem a cooperação e concentração, com vista a uma maior dimensão crítica destas empresas.

De facto, a esmagadora maioria das empresas portuguesas revela dificuldades em beneficiar das economias de escala que a globalização, potencia e, ao mesmo tempo, requer. Mais de 95% do tecido empresarial português é constituído por microempresas e apenas 0,1% do número total são grandes empresas. Mesmo nos países europeus, como Espanha e Itália, onde o peso das PME é, também, muito grande, a sua dimensão média é significativamente superior à portuguesa.

Por esse motivo, a AEP vai lançar, ainda este mês, o “Programa Dimensão”, visando contribuir para a criação de condições favoráveis a movimentos de concentração, fusão e aquisição, de forma a proporcionar às empresas os ganhos de escala indispensáveis à sua internacionalização.

Entre as acções previstas, destaca-se a realização de seminários e debates em todo o país, o lançamento de um portal informativo e a edição de um “manual de boas práticas”. Estão também previstas sessões de sensibilização de decisores empresariais, para recolha de informação e despiste de empresas-alvo, bem como de novas oportunidades de negócio ou novos mercados. Paralelamente, o programa pretende ainda dinamizar redes de colaboração e cooperação entre empresas.

Na concretização deste programa, que envolve um orçamento de cerca de um milhão de euros, a AEP irá trabalhar em parceira com o IAPMEI, articulando as respectivas actuações com vista a racionalizar meios e potenciar resultados.

Para o êxito desta iniciativa contribuirá também, na vertente do financiamento, o Programa Consolida, recentemente anunciado pelo Governo, que inclui um Fundo de Fusões e Aquisições, destinado precisamente a incentivar o redimensionamento de PME.

Ainda no decurso do presente mês, em data a anunciar oportunamente, será realizada no auditório da EXPONOR, em Leça da Palmeira, uma sessão conjunta com o IAPMEI, na qual será apresentado este programa.


Gabinete de Estudos da AEP


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt