AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Intervenções Institucionais

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - informação económica

Aeroporto Francisco Sá Carneiro impulsiona turismo nortenho

 

É expectável que o número de passageiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ultrapasse, já em 2010, os cinco milhões. Torna-se necessário, por isso, aumentar a sua capacidade, conforme prevê o «master plan».


De acordo com a Aeroportos de Portugal, entre Janeiro e Julho deste ano, o tráfego comercial de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro aumentou 15,3% em termos homólogos, recuperando solidamente após a ligeira redução registada no ano de 2009 (-0,6%); ainda assim, a menor queda entre todos os aeroportos geridos pela empresa.

Esta evolução, permitida pela capacidade instalada e pelo sucesso na atracção de rotas low cost, teve uma repercussão assinalável no turismo da região, de grande relevância, quer na afirmação do Norte como destino turístico de primeira importância quer em termos conjunturais, num momento em que a crise económica atinge esta região de forma particularmente mais intensa do que a generalidade do país.

De facto, após um ano de 2009 de quase estagnação (ainda assim, escapando à forte queda de 7% a nível nacional), o número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros da Região Norte aumentou 8,8% no primeiro semestre de 2010. Também os proveitos do sector tiveram uma evolução muito positiva (7,5% contra 0,3% a nível nacional).

Sendo expectável que o número de passageiros do aeroporto Francisco Sá Carneiro ultrapasse, já em 2010, os cinco milhões, um ano antes do previsto, torna-se necessário, segundo o seu ‘master plan’, aumentar a capacidade do subsistema de pista e ‘taxiways’, de modo a garantir uma capacidade de processamento de 29 movimentos/hora, correspondente ao cenário de seis milhões de passageiros por ano.

Conforme lembrou recentemente o presidente da CCDRN, Carlos Lage, existe disponibilidade para integrar este projecto de expansão no actual QREN. É por isso urgente avançar, desde já, neste sentido, contrariando rumores de transferências de fundos comunitários previstos para a Região Norte para financiar a terceira travessia do Tejo.

A tendência positiva de desenvolvimento do turismo do Norte de Portugal, potenciada pela profunda remodelação do aeroporto há alguns anos, não pode agora ser travada pelo esgotamento da sua capacidade.

A projectada instalação de um novo centro de congressos no Porto, no Palácio de Cristal, irá também justificar e depender do aumento de capacidade do aeroporto Sá Carneiro.



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt