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PORTOJÓIA 2011 – 22.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria

 

De 21 a 25 de Setembro de 2011 - Exponor


É - ao mesmo tempo - o certame mais anti-crise económica do calendário da Feira Internacional do Porto e o evento de negócios de maior luxo no País. A PORTOJÓIA - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria (22.ª edição) regressa à EXPONOR de 21 a 25 de Setembro próximo ostentando as colecções mais vistosas de uma indústria responsável em Portugal por um volume anual de transacções na ordem dos 160 milhões de euros.

Desenhada para realçar de forma integrada as últimas tendências do ciclo formação-criação-empresarialização, a exposição evidencia essa realidade trifacetada. Desde logo, na 7.ª edição do Prémio PORTOJÓIA Design, que se abre às propostas originais de estudantes e formandos de design de jóias, de produto e de cursos de ourivesaria (que são os destinatários desta actividade), desta vez sob o mote do «Revivalismo».

Será esse o tema a inspirar as candidaturas a uma iniciativa que, visando distinguir a inovação e o design de peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e de decoração, vai habituando o sector a revelar ano após ano novos criadores.

Na edição de 2010, o PORTOJÓIA Design distinguiu – com o 1.º lugar - a inspiração de Ana Marta dos Reis Costa (então formanda da Contacto Directo – Escola de Joalheiros) e a sua visão aérea da floresta amazónica, transposta para um anel de prata. E o que era então um protótipo idealizado sob o signo da biodiversidade transformou-se recentemente no anel "Qumus", produzido e comercializado em exclusivo pela firma António Marinho, Lda., nos termos do regulamento da iniciativa. Que possibilitará à jovem criadora receber da empresa o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda da peça à saída da fábrica. Para além deste aliciante, Marta dos Reis Costa será convidada a participar PORTOJÓIA 2011, no Espaço Criadores.

O “PORTOJÓIA Design” tem-se assim assumido como um evento ponta-de-lança na aproximação dos formandos ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo que vai revelando talentos, mostra ser uma «boa plataforma de ligação entre o mundo formativo e o empresarial», como confirma a directora da PORTOJÓIA 2011, Amélia Monteiro.

Estilistas e jóias na passarela

Na senda do protocolo estabelecido entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a PORTOJÓIA voltará a subir à passarela de braço dado com o PORTUGALFASHION, aliando assim a beleza das vestes ao luxo das jóias. Especial, o desfile contará com a presença dos melhores estilistas portugueses e com o que de melhor se faz na moda no nosso País, devidamente abrilhantados com as mais recentes criações do mundo das jóias, graças à participação de expositores da feira.

A mostra contará novamente com os espaços Criadores e Escola, responsáveis por duas das vertentes dinamizadoras. O primeiro tem a seu cargo fazer aparecer os nomes dos novos profissionais do mundo das jóias, dando a possibilidade de designers e autores de jóias divulgarem o seu trabalho. O segundo, por sua vez, tem por desígnio fazer a aproximação entre as escolas e as empresas. A iniciativa mostra todo o potencial dos formandos no desenho e fabrico de jóias de adorno pessoal e peças decorativas.

De 2000 a 2010, a Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria recebeu um global de 142.023 visitas e mostrou as novidades de 2.560 empresas expositoras. Conta já com mais de duas décadas de presença no mercado a fomentar negócios e relações comerciais, apoiando as empresas e dando a conhecer as tendências do sector. Para além de ser o momento onde os empresários iniciam e fecham os grandes negócios da temporada, a exposição funciona igualmente como fórum de balanço e reflexão.

Para mais informações, consulte o Site da PORTOJÓIA.


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