Dois mil e quinze promete devolver à Exponor o protagonismo que o braço da AEP - Associação Empresarial de Portugal para as feiras e congressos teve até ao eclodir da primeira crise económico-financeira global do séc. XXI. Encerrado 2014 com “chave de ouro”, com a 15.ª edição da Emaf - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria e a auspiciosa estreia da Comic Con Portugal, o maior evento de cultura pop alguma vez realizado entre nós, em Matosinhos trabalha-se já a pensar no próximo ano. Do calendário constam 23 eventos, oito dos quais exclusivamente para profissionais e sete com o “selo” de qualidade da UFI, a associação mundial da indústria de feiras.
Como vem sendo habitual na operação da Exponor, volta a haver mais realizações no primeiro semestre (15) do que no segundo (oito). Porém, é na segunda metade do ano que têm lugar as grandes feiras-bandeira. Este ano, foi a Emaf, que em novembro último fez lotar por completo a capacidade do maior parque de feiras do Nordeste peninsular, com 350 expositores a atrair cerca de 40 mil visitantes, 2.000 dos quais profissionais estrangeiros; no próximo, será a Concreta, que surgirá, entre 19 e 22 de novembro, num formato renovado: passa a adotar a designação de Feira Internacional da Construção para uma Regeneração Urbana Sustentável e terá a funcionar em paralelo o Endiel 2015 – Encontro para o Desenvolvimento do Sector Elétrico e Eletrónico. Ambas têm periodicidade bienal e se 2014 foi um “ano Emaf”, 2015 será um “ano Concreta”. É, aliás, para recolocar a Concreta no lugar que é o seu, como principal agregador da fileira portuguesa da construção, que há muito se trabalha na área de feiras e congressos da AEP.
Com afinidades com o mundo da construção, os sectores do mobiliário, decoração, iluminação, hotelaria e artigos para casa voltarão a ter três certames na programação da Exponor para 2015 – todos eles profissionais. O primeiro será a Interdecoração, ponto de passagem obrigatório para os comerciantes portugueses destas áreas ficarem a conhecer, entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro, as últimas novidades em matéria de artigos decorativos, homeware, gifts e papelaria. Um mês depois, de 4 a 7 de março, será a vez da Export Home, feira profissional virada para a exportação e com renovada importância na afirmação internacional do mobiliário, iluminação e artigos para o lar “made in Portugal”. A fechar, entre 3 e 6 de setembro, haverá a Ceranor, um dos eventos premium da Exponor e onde, habitualmente, os lojistas portugueses tomam contacto com os produtos que pontificam na quadra natalícia e as tendências da oferta internacional para casa, hotelaria, decoração e brinde.
A Expocosmética, a grande montra nacional da cosmética, estética e cabelo, é outra das grandes feiras do calendário. Tem a aprovação UFI e a edição de 2015 realiza-se entre 25 e 27 de abril, quando o verão espreitar.
Passados cinco meses, mas já em pleno outono, será a vez da réplica lisboeta, a In Beauty, voltar a colorir o Meo Arena, para gáudio dos profissionais de um sector que tem investido em formação, mostrado qualidade e hoje tem um valor económico não negligenciável.
Logo a seguir à Expocosmética, entre 7 e 10 de maio, os pavilhões das Exponor abrir-se-ão para três certames simultâneos: Salus e Ajutec (saúde e produtos de apoio), Vitae (bem-estar) e Ser Mamã (pré-mamã e bebé).
Depois da estreia, neste ano, regressam também a Horta Comigo, dedicada a hortas, jardins e produtos naturais (20 a 22 de março) e o Cake Fest - Festival de Cake Design (23 a 25 de outubro).
Entre um e outro, vão decorrer dois clássicos do calendário da Exponor: a Qualifica, virada para a educação, formação, juventude e emprego, entre 9 e 12 de abril, e a PortoJóia - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, de 17 a 20 de setembro.
Entretanto, com início a 4 e encerramento a 7 de junho, surge o Salão Automóvel do Porto, desta feita enriquecido pelo ExpoMecânica 2015 – Salão de Equipamento, Serviços e Peças Auto. A estes dois eventos motorizados se juntará, de 2 a 4 de outubro, o Autoclássico 2015 – XIII Salão Internacional do Automóvel e do Motociclo Clássico e de Época.
Os negócios, porém, começam a fazer-se já em janeiro, com a Exponoivos, entre os dias 16 e 18. Nos dois últimos dias do certame, a afluência de público deverá aumentar substancialmente, por força da realização, em simultâneo, da Expozoo - 9.ª Exposição do Mundo Animal e de mais uma edição da Exposição Canina Internacional do Norte.
A encerrar o ano, teremos a repetição do grande sucesso de 2014, com a segunda Comic Con Portugal, entre 4 e 6 de dezembro.
Para mais informações, consulte o Site da Exponor.

|