AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

AEP homenageia Ludgero Marques

 

Cumprindo-se uma tradição associativa, o retrato do 28.º presidente da história da instituição acaba de ser colocado na sede, na Av. da Boavista, no Porto. Ludgero Marques teve um papel relevante para a AEP ser hoje “uma grande associação multissectorial e verdadeiramente nacional”, justificou o atual presidente, Paulo Nunes de Almeida.


O empresário Ângelo Ludgero Marques foi homenageado, no passado dia 15 de dezembro, pela AEP - Associação Empresarial de Portugal, com a colocação do seu retrato numa das salas da sede social da instituição, à qual presidiu durante 23 anos, entre 1985 e 2008.

“Tudo o que fiz foi para valorizar o associativismo e defender a posição do Porto e do Norte, cujo contributo para a economia e para o país é cada vez mais importante”, afirmou aquele que foi o 28.º presidente nos 165 anos de existência que leva a AEP, no discurso de agradecimento com que encerrou a breve cerimónia realizada. Estavam presentes o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, familiares e amigos do homenageado e várias dezenas de empresários e gestores nortenhos.

Esta homenagem a Ludgero Marques - que passou a presidir à mesa da Assembleia Geral quando deixou a liderança da AEP e até finais de maio passado - permitiu que se reunissem cinco dos seis últimos presidentes da instituição, fundada em 1849, então com a designação de Associação Industrial Portuense, por um grupo de 76 industriais, comerciantes e profissionais liberais do Porto, liderado pelo engenheiro José Vitorino Damásio.

“O engenheiro Ludgero Marques ficará na História da AEP e do associativismo empresarial como uma referência de perseverança e um incentivo. Nos seus mandatos, a AEP modernizou-se e tornou-se numa grande associação multissectorial e verdadeiramente nacional”, justificou o atual presidente, Paulo Nunes de Almeida, que teve a seu lado Almeida e Sousa, presidente entre 1974 e 1982, Amorim Martins (1984 e 1985) e José António Barros (2008 a 2014).

Paulo Nunes de Almeida agradeceu ao homenageado “a dedicação e a capacidade de trabalho”, assim como a “frontalidade com que defendeu os interesses do Norte e das empresas da região”. Foi para traduzir “o nosso reconhecimento a quem tanto fez pela AEP e honrar uma prática salutar na nossa associação, a de perpetuar a passagem daqueles que os associados tornam no seu presidente, que aqui estamos”, acrescentou o 30.º presidente da história da AEP, eleito a 29 de maio deste ano.

Também Rui Moreira enalteceu a ação de Ludgero Marques à frente da AEP. “Foi uma voz que o país se habituou a ouvir e a respeitar sempre que em causa estiveram os interesses da cidade e da região. Sem a sua disponibilidade e o seu contributo na denúncia do centralismo, o país estaria, com certeza, pior”, afirmou o autarca, que presidiu à Associação Comercial do Porto até ser eleito presidente da Câmara.

O retrato de Ludgero Marques, um trabalho a óleo do pintor António Macedo, ficou na mesma sala cujas paredes ostentavam já os de Mário Borges (presidente entre 1937 e 1974), Jorge Ferreirinha (1982 a 1984), Almeida e Sousa e Amorim Martins.



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt