AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Formação pioneira ajuda na sucessão empresarial

 

AEP e Católica Porto Business School pretendem capacitar tecido empresarial de base familiar.


Procurando preencher uma lacuna na oferta formativa para gestores e empresários, a AEP - Associação Empresarial de Portugal e a CPBS - Católica Porto Business School, em parceria, decidiram avançar com um programa de capacitação centrado na problemática da sucessão nas empresas. O objetivo é apoiar o tecido empresarial de base familiar na gestão e nas decisões mais estratégicas para a continuidade e crescimento do negócio familiar.

A iniciativa, que visa preparar sucessores, sucedidos e gestores a enfrentar os desafios da sucessão empresarial, arranca esta quinta-feira, à tarde, no edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira, Matosinhos, com uma sessão de apresentação, na qual serão dados a conhecer três casos de sucesso nesta área: Falcão Fibras, Costa & Rego, Lda. e grupo Ferreira Martins.

O programa propriamente dito, intitulado “Empresas familiares: sucessão e gestão”, tem direção de José Bento da Silva e Guilherme Costa e arrancará no próximo dia 3, indo decorrer até 15 de Março. Contempla 66 horas letivas e 12 de workshops. Foi delineado a pensar, em especial, nos fundadores de empresas familiares, futuros sucedidos, sucessores e elementos da família empresária (envolvidos ou não na gestão). É aberto, porém, à participação de executivos, consultores e pessoas interessadas nesta temática.

As aulas decorrerão na CPBS, no campus da Foz do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, às terças e quintas-feiras, entre as 18 e as 21,15 horas. Os workshops, por seu lado, terão lugar em contexto empresarial, às quartas-feiras, de manhã.

Durante o programa, os participantes irão aplicar “ferramentas que facilitam o processo de sucessão”, nomeadamente nos casos de transmissão intergeracional entre elementos da família empresária.

É propósito dos promotores dotar os participantes de conhecimentos e conceitos de gestão que os tornem capazes de “identificar os fatores críticos para orientar e monitorizar o desempenho da empresa familiar”, facilitando tanto a gestão do negócio como o processo de sucessão. Para tanto, cada um irá fazer um diagnóstico à situação da empresa a que está ligado e elaborar um ‘scorecard’ à medida.

Como veio evidenciar o “Livro branco da sucessão empresarial”, que a AEP editou no final de 2011, a capacitação de empresários e gestores de empresas familiares é determinante para a sustentabilidade e continuidade de muitas PME portuguesas. A grande maioria (cerca de 80%) tem cariz familiar e um papel socioeconómico relevante: em conjunto, geram 60% do PIB nacional, sensivelmente, e respondem por metade do volume total de emprego.

Entretanto, no âmbito da atividade que, em colaboração com a Fundação AEP, vem desenvolvendo para sensibilizar e apoiar o tecido empresarial português nesta área, a AEP tem em execução o Laboratório da Sucessão Empresarial. O objetivo é monitorizar a situação no nosso país e criar um ambiente propício à partilha de informação e à facilitação de instrumentos de apoio ao processo de sucessão nas empresas.

Mais informações sobre o programa de capacitação “Empresas familiares: sucessão e gestão”, clicando
aqui.



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt