AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

AEP volta à rota da África do Sul

 

A África do Sul continua a ser uma terra de oportunidades. A AEP vai voltar ao país de Mandela em abril, com uma missão multissectorial. Antes, porém, um seminário promovido em colaboração com a embaixada sul-africana em Portugal revelará o potencial daquele mercado.


“África do Sul – aberta aos negócios” é o tema do seminário que a AEP - Associação Empresarial de Portugal vai realizar, em parceria com a Embaixada sul-africana no nosso país, no próximo dia 26, de manhã, no auditório do seu edifício de serviços, em Leça da Palmeira, Matosinhos. O objetivo é proporcionar aos decisores empresariais portugueses um conhecimento mais aprofundado da realidade social e económica daquele país africano, tendo em vista o aproveitamento das oportunidades que ele oferece a exportadores e investidores portugueses.

O encontro servirá também de antecâmara à missão empresarial multissectorial que, entre 19 e 26 de abril, se deslocará a Joanesburgo e à Cidade do Cabo, pouco mais de um ano depois daquela que a AEP promoveu em março de 2014.

A conjuntura é propícia, aliás, a investimentos portugueses no país de Mandela, um dos tópicos em análise no seminário do dia 26, com o contributo de especialistas que conhecem bem a realidade sul-africana, como Rui Fragoso, da Agência Económica de Desenvolvimento de Gauteng, província que engloba as cidades de Joanesburgo e Pretória, e de Pedro Rodrigues, da Direção de Pequenas e Médias Empresas da AICEP. Haverá também depoimentos de três empresas portuguesas com investimentos no país: JR Moldes, Efacec e Mota-Engil.

Só a África do Sul vale cerca de 25% do PIB de todo o continente, sendo, há muito, um dos países mais ricos e industrializados de África e aquele que melhores indicadores internacionais apresenta. Para tanto, muito contribui a diversificação da sua estrutura económica, alicerçada, essencialmente, nos recursos naturais, agricultura e indústria. É rica em carvão, ferro, cobre, diamantes, ouro e urânio, recursos que têm alavancado o seu desenvolvimento industrial e os progressos sociais que nas últimas décadas tem conhecido.

Com uma economia cada vez mais aberta, a África do Sul é, a par da Nigéria, um dos países mais ricos e industrializados do continente africano.

No que se refere ao relacionamento económico com o nosso país, nos últimos cinco anos as exportações portuguesas têm registado uma evolução positiva, apresentando um crescimento médio anual da ordem dos 33%. Em 2010, a tendência de crescimento negativo da balança comercial foi invertida, quando as vendas portuguesas naquele mercado atingiram os 74,6 milhões de euros, o que se traduziu num acréscimo de 40% face ao ano anterior. No ano seguinte, registou-se uma nova melhoria, num aumento superior a 15%.

É essa dinâmica de crescimento das nossas exportações que a AEP pretende potenciar, levando mais empresas, mormente PME, a considerar o mercado sul-africano nos seus planos de internacionalização, propósito que a missão que em abril estará em Joanesburgo e na Cidade do Cabo também tem em vista.

Tradicionalmente, as máquinas e aparelhos têm ocupado o topo do ranking exportador nacional para a África do Sul, embora nos últimos anos a primazia tenha vindo a ser repartida pelos fornecedores de produtos de madeira e cortiça.

Esta é uma das 22 ações de promoção externa que a AEP está a organizar no primeiro semestre do ano, pelos quatro cantos do mundo, no âmbito do programa “Business on the way”, levado a cabo com o cofinanciamento do Compete, ao abrigo do QREN. As empresas interessadas em participar na missão têm, por isso, acesso a apoios financeiros que podem chegar a 45% dos custos de participação.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Filipe Almeida
Gestor de Mercado de África
Tel.: 22 998 17 76; Tlm.: 96 462 60 25; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt