AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sábado, 23 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Eficiência e eco-inovação chegam a mais empresas

 

Com trabalho feito em várias áreas da economia sustentável, a AEP pretende que mais PME industriais apostem na utilização racional da energia e da água, assim como na ecoinovação. A partir do dia 20, amplifica a mensagem e promove dois road shows que atravessarão as regiões Norte, Centro e Alentejo.


Para levar mais longe a mensagem da ecoinovação e da gestão eficiente da energia e da água entre o nosso tecido industrial, a AEP - Associação Empresarial de Portugal vai promover dois road shows, a decorrer em simultâneo, que cruzarão as regiões Norte, Centro e Alentejo. Matosinhos, Santa Maria da Feira, Viseu, Marinha Grande e Portalegre são alguns dos municípios onde terão lugar as sessões de dois ciclos descentralizados de seminários que visam despertar os decisores empresariais para os ganhos económicos e sociais associados à racionalização dos recursos energéticos e hídricos e à adoção de padrões sustentáveis de produção.

O road show que mais cedo estará no terreno é o do projeto Efinerg II, que a AEP tem em execução até meados do ano e com o qual pretende promover a eficiência energética em seis sectores industriais: couro; equipamento elétrico; pasta de papel, cartão e artigos derivados; borracha e matérias plásticas; produtos químicos e à base de fibras sintéticas ou artificiais (com exceção dos farmacêuticos); e impressão e reprodução de suportes gravados.

Arrancará com um seminário no IDIT - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, em Santa Maria da Feira, nas imediações do Europarque, que decorrerá entre as 16,15 e as 18,15 horas do próximo dia 20 de março. Em debate estará “A importância dos sistemas térmicos para a eficiência energética”. Serão oradores o consultor Hélder Durão e os técnicos Fernando Mouta, da Spirax Sarco, e Pedro Loureiro, da Fábrica de Papel de Ponte Redonda. Está também prevista a intervenção de um representante da EDP, empresa que apoia a iniciativa.

Este ciclo prosseguirá em abril. No entretanto, entre a primeira e a segunda sessão, terão lugar os três seminários do ciclo “Indústria + Eficiente”, com o qual se pretende consciencializar empresários e gestores de PME industriais para a importância da utilização racional da água e para as vantagens competitivas associadas a uma cultura empresarial que privilegie a ecoinovação.

O programa será idêntico nas três sessões já confirmadas, a realizar, sempre da parte da tarde, em Matosinhos, na AEP, a 24 de março; em Viseu, na AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu, no dia seguinte; e em Portalegre, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico, no dia 26.

A enquadrar os debates, estarão os projetos da AEP Efidric – Eficiência Hídrica na Indústria e Ecoprodutin - Produtividade na Indústria pela Ecoinovação, a apresentar pela diretora da AEP Projetos, Maria da Saúde Inácio. Serão ainda abordados temas como o PNUEA - Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, com o contributo de Pimenta Machado, administrador da Região Hidrográfica do Norte da APA - Agência Portuguesa do Ambiente; a “Rotulagem de eficiência hídrica de equipamentos”, a abordar na comunicação de Silva Afonso, da ANQIP - Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais; e a “Estratégia para o crescimento verde”, a que se referirá um responsável do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Com este dois road shows, o propósito da AEP passa também por familiarizar os participantes com um conjunto de boas práticas, instrumentos de apoio e oportunidades de melhoria em áreas com um peso estratégico relevante no atual quadro de apoio comunitário e nas metas da UE para 2030.

Participação gratuita, mediante prévia inscrição através do Site.

Para mais informações, contactar:
AEP Projetos
Eugénia de Sousa
Tel.: 22 998 15 45 ou através do E-mail


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt