AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Domingo, 24 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Qualifica quer dar “asas” aos jovens

 

Plataforma de interação entre profissionais e barómetro para os jovens em fase de escolhas, a Qualifica 2015 apresenta-se na Exponor, entre 9 e 12 de abril, com soluções e alternativas de futuro.


A Exponor, braço da AEP - Associação Empresarial de Portugal para as feiras e congressos, vai voltar a abrir as portas do futuro aos jovens portugueses, com a realização da 8.ª Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, entre 9 e 12 de abril. O certame surgirá redimensionado, para receber os mais de 20 mil visitantes esperados e acolher uma centena de expositores, entre os quais oito estabelecimentos de ensino dinamarqueses.

Nos quatro dias da Qualifica, o recinto de feiras da Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, promete transformar-se num espaço de networking e exaltação de boas práticas para profissionais do ensino, formadores, centros de formação, escolas e universidades e, ao mesmo tempo, numa janela aberta para o mundo, para os jovens que querem conhecer a oferta educativa e formativa existente antes de fazerem opções de vida. É por isso que o lema deste ano é “Ganha asas na Qualifica”.

As saídas profissionais, o apoio ao empreendedorismo e o emprego voltam a ser as pedras de toque do certame, que tem lugar numa conjuntura em que a taxa de desemprego juvenil ronda os 34%, segundo números recentemente adiantados pelo secretário de Estado do Emprego.

A Qualifica 2015 foi pensada como um radar, para informação e aconselhamento dos jovens. Se estão ainda no ensino secundário, projetam já o passo seguinte: continuação de estudos, com o ingresso no ensino superior, ou aquisição de competências profissionais facilitadoras de uma rápida entrada no mercado de trabalho? Mas, se estão já na ponta final do percurso académico, o objetivo natural é o emprego. Por isso, no evento estão universidades e institutos politécnicos, públicos e privados, com um alargado leque de propostas, do prosseguimento de estudos aos estágios e/ou cursos de pós-licenciatura em congéneres estrangeiras.

É, aliás, na informação para a decisão e no alargamento dos horizontes dos jovens portugueses que o evento se projetou como uma referência no sector da educação e da formação. Na edição de 2014 e numa área de 8.200 metros quadrados, estiveram mais de 80 expositores e recebeu para cima de 20 mil visitantes. Este ano, os organizadores são ambiciosos e querem ir mais longe. Daí as apostas nos programas de internacionalização e na mobilidade estudantil que fazem vários expositores. Mas também a participação coletiva da Dinamarca, que se faz representar por oito instituições, de vários pontos do país, cuja oferta vai de cursos Erasmus a programas académicos completos, tanto de nível técnico como científico, nas áreas de gestão, tecnologias, ciências aplicadas, indústrias criativas e artes. Pretendem captar o interesse de estudantes portugueses e divulgar a sua oferta curricular.

O certame surgirá organizado em vários espaços, em função do universo de interesses das instituições e empresas participantes. No “Espaço Ensino”, por exemplo, conviverão estabelecimentos de ensino secundário e superior, público e privado, enquanto o “Espaço Institucional” será ocupado pelas representações de entidades como o Ministério da Educação e Ciência, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Há ainda a considerar o “Espaço Study Abroad”, reservado às instituições estrangeiras, e o “Espaço Jovem”, destinado à divulgação de produtos e serviços dirigidos aos mais novos, como vestuário, cosmética e videojogos.

Oportunidades de trabalho e apoios à criação do próprio negócio estarão disponíveis no “Espaço Emprego e Empreendedorismo”. Aqui, os visitantes serão informados dos apoios à formação e empregabilidade e poderão aceder a uma bolsa de emprego. Nesta zona da Qualifica, decorrerão ainda sessões em que jovens empresários falarão sobre os projectos de empreendedorismo que protagonizaram, no intuito de estimular futuros e recém-diplomados.

Como habitualmente, o certame terá uma série de atividades paralelas, de cariz lúdico e pedagógico, desde jogos e testes aos conhecimento dos visitantes até a uma competição, organizada pelo IEFP, de preparação para o 43.º Campeonato Mundial das Profissões, que decorrerá entre 11 e 16 de Agosto, em São Paulo, e no qual são esperados mais de mil concorrentes.

O Goethe Institut promoverá o workshop “Descobrir a cultura e a língua alemã”, na tarde do segundo dia, enquanto a Câmara Municipal do Porto dará a conhecer os seus projetos nas áreas da educação e juventude.

A Escola Artística Soares dos Reis e a Faculdade de Economia do Porto são outras instituições que marcarão presença. A primeira apresentará peças de vestuário e maquetas de mobiliário da autoria de alunos dos seus cursos profissionais e a segunda vai promover encontros pitch, na área do speed recruitment, permitindo que os jovens participantes se apresentem a empresas.

Concursos de tunas, ‘castings’, sessões de orientação profissional, demonstração de desportos radicais e ginástica são outras das atividades paralelas previstas.

Mais informações, consulte o Site da Qualifica.



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt