AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Ambiente e energia sul-americanos com oportunidades para Portugal

 

Com avultados investimentos em curso, a América Latina atrai cada vez mais operadores portugueses ligados ao ambiente e energia. Um antigo governante mexicano está no Porto, a 29 de abril, para dar a conhecer oportunidades de negócio e deixar alguns desafios às empresas portuguesas do sector


A convite da AEP - Associação Empresarial de Portugal, o economista e antigo ministro mexicano da Energia Jesús Reyes-Heroles estará no Porto, no próximo dia 29 de abril, para participar, como principal orador, numa conferência centrada nas oportunidades de negócio que os países da América Latina podem oferecer às empresas portuguesas de ambiente e energia. A iniciativa conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e culminará com a realização de encontros de negócios entre representantes das empresas que se inscrevam no evento, a ter lugar nas instalações da Fundação AEP, na Av. da Boavista, na capital nortenha.

A realização da conferência enquadra-se no projeto Interambinerg, contributo da AEP para a internacionalização do sector português de ambiente e energia que tem como mercados-alvo prioritários, para além do México, a Colômbia e o Peru, três países da América Latina com investimentos ambientais significativos em curso.

Antecede, por outro lado, uma missão empresarial que estará na Cidade do México de 31 de maio a 4 de junho, no âmbito do programa associativo de internacionalização Business on the way. Será a 18.ª ação de promoção externa da AEP dirigida à segunda maior economia da América Latina, depois do Brasil. A estreia deu-se em 1994 e depois disso já se realizaram 12 missões e ocorreram cinco participações na feira Alimentaria (2003 a 2007).

Na conferência “Novos horizontes para os negócios de ambiente e energia na América Latina”, cuja participação tem o custo de 50 euros (almoço incluído), intervirão as diretoras da AEP para as áreas de projetos e da internacionalização, Maria da Saúde Inácio e Mónica Moreira, respetivamente, para familiarizar os participantes com os mercados latino-americanos e as oportunidades de negócio identificadas naquela zona do globo em função do trabalho associativo levado a cabo nos últimos anos. Na abertura, pelas 9,30 horas, intervirá o administrador da AEP Manuel Passos Rodrigo.

Jesús Reyes-Heroles - que para além de ministro da Energia no gabinete do presidente Ernesto Zedillo (1995/1997) foi embaixador em Washington e presidiu à PEMEX, a empresa pública de petróleo e gás do México - centrará a sua intervenção no arrojado programa de investimentos em curso no seu país na área do ambiente e energia. Só em investimento direto estrangeiro no sector energético, as autoridades mexicanas esperam atrair mais de 50 mil milhões de dólares até 2018. Neste quadro, a AEP vê com grande interesse o potencial deste mercado para as empresas portugueses do sector.




O conferencista caracterizará ainda os investimentos ambientais mais relevantes promovidos por operadores privados no seu país, uma vez que conhece bem essa realidade por pertencer à direção de um fundo de investimento, participado pela norte-americana Morgan Stanley Private Equity, que tenciona aplicar nos próximos anos cerca de 500 milhões de dólares em projetos energéticos na América Latina.

O dinamismo que os negócios na área do ambiente e energia estão a conhecer na generalidade dos países latino-americanos resulta do aumento demográfico e do incremento dos níveis de qualidade de vida, com o consequente desenvolvimento das infraestruturas de saneamento, apoio sanitário, resíduos, energia e comunicações. Na maior parte desses países, os governos têm optado por discriminar positivamente o recurso a fontes renováveis e estão cada vez mais a apostar na economia verde. Neste contexto, seguem atentamente a experiência portuguesa nesta matéria e estão recetivos aos produtos e soluções ‘made in Portugal’.

Para além do ambiente e energia, também os sectores da construção, decoração, tecnologias de informação e comunicação, têxtil, máquinas para a indústria e turismo foram identificados pela AEP como interessantes para os agentes económicos interessados na missão empresarial multissectorial que estará na Cidade do México entre 31 de maio e 4 de junho.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para mais informações sobre a conferência, contactar:
Alexandra Camacho
Tel.: 22 998 15 48 ou através do E-mail


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt