AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Mais PME portuguesas a recorrer à EEN

 

A AEP está apostada na divulgação dos serviços que presta às empresas. No dia 8 de outubro e no quadro da sua participação no consórcio EEN-Portugal, organiza um seminário informativo sobre alguns programas europeus menos conhecidos das PME portuguesas


A AEP - Associação Empresarial de Portugal promove na tarde do próximo dia 8 de outubro, no seu edifício de serviços, em Leça da Palmeira, Matosinhos, um seminário sobre as oportunidades que programas europeus de financiamento ainda insuficientemente conhecidos entre nós, como o SME Instrument, o Fast Track to Innovation e os projetos em consórcio na área da I&D, podem propiciar às pequenas e médias empresas portuguesas.

O evento tem lugar no quadro da participação da AEP na EEN - Enterprise Europe Network, a maior rede europeia de serviços de informação e apoio às empresas, com cerca de 600 pontos de atendimento em 54 países.

Ante o reduzido número de candidaturas portuguesas apresentadas ao abrigo dos programas e iniciativas comunitários financiados exclusivamente por Bruxelas, a AEP entendeu dever ser mais proativa na divulgação das competências instaladas no seu Gabinete da EEN-Portugal, estimulando a procura dos serviços que, sem custos, estão ao alcance das PME nacionais, mormente em matéria de oportunidades de negócio no espaço europeu, apoios comunitários, concursos públicos internacionais, promoção externa e cooperação empresarial.

“O apoio às empresas junto de si” resume a missão da EEN, que é apoiada pela Comissão Europeia e em vários outros países europeus tem tido um papel importante no suporte à atividade empresarial. Tira partido do trabalho em rede, do modelo descentralizado com que opera e da proximidade com o tecido empresarial. Vem-se destacando, sobretudo, nas áreas abrangidas pelo programa europeu Horizonte 2020: I&D à escala internacional, cooperação interempresas no espaço da UE, parcerias comerciais e oportunidades de negócio na economia global, nomeadamente.

O seminário, subordinado ao tema “Enterprise Europe Network: oportunidades para as PME”, será aberto pelo presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, pelas 14,30 horas. Depois, intervirão técnicos ligados ao Gabinete de Promoção do Programa-Quadro, estrutura oficial vocacionada para apoiar a participação das comunidades nacionais, científica e empresarial, no Horizonte 2020, assim como Helena Moura, do IAPMEI, líder do consórcio EEN-Portugal. Representantes da consultora Magellan, sediada em Bruxelas, familiarizarão os participantes com os mecanismos de representação dos interesses portugueses nas instâncias comunitárias.

Entretanto, no decorrer do encontro a AEP subscreverá protocolos de colaboração com várias entidades que, atuando como ‘stakeholders’, contribuirão para identificar cada vez mais PME portuguesas com as vantagens que oferece a rede EEN e os apoios, incentivos e programas de financiamento europeus em vigor até 2020. De entre elas, constam a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, a ATP - Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal, a ADDICT - Associação para as Indústrias Criativas e Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte de Portugal, o CETS - Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, o Ceval - Conselho Empresarial do Alto Minho, o NERBA - Associação Empresarial do Distrito de Bragança e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

Para aceder ao Programa e ao Formulário de Inscrição (a participação é gratuita mas de inscrição obrigatória), clique aqui.

Mais informações através do E-mail


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt