AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Sábado, 20 de Outubro de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Projeto Novo Rumo a Norte apresentado a 6 de novembro

 

A 6 de novembro, na AEP, é apresentado o projeto Novo Rumo a Norte. Por trás está uma rede colaborativa de raiz associativa apostada em democratizar o acesso dos empreendedores e das PME da região aos instrumentos de apoio que têm ao dispor até 2020


Os empreendedores e as empresas da região Norte, independentemente do sector em que operem ou da localidade onde estejam, vão ter acesso a mais e melhor informação económica e a poder rentabilizar de forma mais eficiente do que no passado os diferentes instrumentos de apoio que têm ao dispor até 2020, no quadro do atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia.

São estes, em traços gerais, os objetivos do projeto Novo Rumo a Norte, que é publicamente apresentado no próximo dia 6 de novembro, à tarde, no auditório do edifício de serviços da AEP - Associação Empresarial de Portugal, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Cooperação, empreendedorismo e inovação são os eixos fundamentais da iniciativa.

A sua operacionalização caberá a uma rede colaborativa de raiz associativa. Dela fazem parte, designadamente, a própria AEP, promotora e coordenadora do projeto, e sete outras entidades do movimento associativo regional com estreita ligação ao tecido empresarial das oito sub-regiões (NUTS III) da região Norte, onde estão sediadas 45% das exportadoras portuguesas.

Trata-se da Ceval – Confederação Empresarial do Alto Minho; do Cedrac – Conselho Empresarial da Região do Ave e Cávado; da AIMinho – Associação Empresarial; da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega; do CETS – Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa; da Nervir – Associação Empresarial; e da Nerba – Associação Empresarial do Distrito de Bragança.

Da conjugação de esforços e do aproveitamento de sinergias entre estas oito organizações e mais 50 associações empresariais, de âmbito local e regional, que se tornarão numa espécie de “front office” físico do projeto, deverão beneficiar cerca de 10 mil empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de 86 concelhos.

A ideia-base do projeto é democratizar o acesso à informação com valor estratégico para os agentes económicos da região, familiarizando-os com os mecanismos e os instrumentos de apoio a que se podem candidatar em matéria de investimento, capitalização, formação e capacitação, internacionalização, cooperação interempresarial, inovação, I&D, empreendedorismo e gestão competitiva, entre outras áreas.

Através de uma plataforma online, que em breve estará operacional, e dos serviços das associações empresariais locais e regionais envolvidas no projeto, a todos será proporcionado um aconselhamento técnico de proximidade, apoio especializado no desenho de candidaturas a programas comunitários e acompanhamento do processo respetivo, até à conclusão do investimento ou da ação apoiados ao abrigo de programas de âmbito regional, nacional ou europeu, como é o caso do Horizonte 2020.

Outra virtualidade do projeto tem a ver com a coesão territorial: diminuindo as diferenças no acesso à informação e aumentando o conhecimento dos diferentes instrumentos de apoio ao alcance dos agentes económicos, estão a esbater-se assimetrias e a contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconómicos em toda a região Norte.

Na operacionalização do projeto terão ainda intervenção os órgãos da Administração Local, os centros do sistema científico e tecnológico e as universidades e institutos politécnicos da região. Todos são parceiros das associações empresariais e necessários para potenciar a resposta e alargar a panóplia de recursos ao dispor dos empreendedores e das PME nortenhos.

A sessão de apresentação do “Novo Rumo a Norte” contará com as participações do presidente e do vice-presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida e Luis Miguel Ribeiro, respetivamente, assim como do presidente da CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes. O orador convidado será José Silva Peneda, antigo presidente da CCDR-N e do Conselho Económico e Social, que atualmente é adjunto do presidente da Comissão Europeia.

Para mais informações, contactar:
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Tel.: 22 998 16 70 ou através do E-mail.



A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt