AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

AEP plena de atividade na área internacional

 

A AEP intensifica a atividade na área da internacionalização. Neste e no próximo ano, estará em 42 mercados, com mais de meia centena de ações. Para 2017, prepara já uma candidatura a fundos comunitários, para que mais empresas possam usufruir do trabalho associativo


Intensifica-se a atividade da AEP - Associação Empresarial de Portugal na frente internacional, cujo calendário contempla mais de meia centena de ações, em 42 mercados, até final de 2016. Em novembro, já se realizaram duas missões empresariais multissectoriais (ao Irão e ao Gana e Senegal), mas até final do mês ainda acontecerá uma terceira, que passará pelas três maiores cidades da Colômbia (Bogotá, Medellin e Cartagena), e haverá mais uma participação portuguesa na feira de construção mais importante de toda a região do Médio Oriente para a fileira da construção: a Big 5 Show, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A missão empresarial que esteve quatro dias em Teerão, capital do maior país do Golfo Pérsico, com mais de 80 milhões de habitantes, foi coroada de êxito e contribuiu para posicionar Portugal entre os países europeus que reúnem condições para fazer negócios no Irão, aproveitando as oportunidades geradas com o fim do embargo internacional declarado em julho último.

Estiveram representadas 15 empresas, dos mais variados sectores, e a AEP viu confirmado o convite das autoridades iranianas para se responsabilizar pelo pavilhão que Portugal terá na maior feira de construção do país, a Project Iran, que se realizará entre 24 e 27 de abril do próximo ano.

A perspetiva de o nosso país poder ter uma participação notada no certame, de que se realizará a segunda edição, traduz a boa imagem de que Portugal goza naquelas paragens. Também por isso, no plano institucional os objetivos foram superados, com o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, que liderou a comitiva portuguesa, a ser recebido pelo governador da província de Teerão, Hossein Hashemi. Em separado, reuniu também com o primeiro vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria, Minas e Agricultura do Irão, Pedram Soltani, preparando a participação na feira do próximo ano e outras iniciativas que potenciem o reforço do relacionamento comercial bilateral.

Também de construção é a feira Big 5 Show, que se realiza entre 23 e 26 de novembro no Dubai. Pelo oitavo ano consecutivo, a AEP responde pela organização da participação coletiva nacional, com 24 empresas representadas, abrangendo quase todos os subsectores da fileira portuguesa da construção. São esperados quase 3.000 expositores, de sete dezenas de países, e a organização prevê receber um número equivalente aos 80 mil visitantes profissionais que acolheu em 2014.

Entretanto, está já a ser delineado o programa associativo de internacionalização para 2017, que será objeto de um projeto conjunto a candidatar ao Compete 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, um dos pilares fundamentais das políticas públicas definidas para o horizonte temporal 2014/2020.

A intenção é continuar a promover um conjunto de ações de promoção das empresas, marcas e produtos portugueses com efetivo retorno económico e que propiciem a diversificação de mercados das nossas exportações. Para tanto, a AEP Internacionalização está, nesta altura, a auscultar o sentimento das empresas interessadas em participar em feiras, missões empresariais e outros eventos B2B. Para isso, no sítio da associação na Internet existe um formulário eletrónico (acessível aqui) com informações úteis e um esboço do plano de ações para 2017 e de outras que, supletivamente às já calendarizadas, se poderão vir a realizar no próximo ano, se, desde já, houver empresas interessadas. Sendo viabilizada a candidatura e se elas próprias estiverem em condições de beneficiar dos apoios do Portugal 2020, a execução dos planos de internacionalização dessas empresas passará a ser financiada.

Como vem acontecendo nos últimos anos, no desenho da candidatura a AEP está a privilegiar os operadores económicos ligados aos sectores de alimentação e bebidas, construção, casa e decoração e saúde.

Com o projeto “Business on the way 2016/2017”, a associação pretende continuar a contribuir para a qualificação e internacionalização das empresas portuguesas, através do reforço da sua capacidade competitiva no mercado global e da diversificação geográfica da respetiva operação.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP Internacionalização
Cristina Laranjeira
Tel.: 22 998 17 81; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail





A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt