AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Comunicado da AEP sobre o fim definitivo do embargo ao Irão, um mercado promissor para as empresas portuguesas

 

Ao reconhecer que a República Islâmica do Irão cumpriu os compromissos a que estava obrigada pelo acordo nuclear que em julho passado assinou com as maiores potências mundiais, a Agência Internacional de Energia Atómica abriu neste sábado, 16 de janeiro, janelas de futuro e de paz à comunidade internacional.


A AEP - Associação Empresarial de Portugal congratula vivamente as nações e as instituições internacionais envolvidas num processo negocial exigente e cuja conclusão bem-sucedida honra todas as partes nele envolvidas e clarifica, em definitivo, a natureza pacífica do programa nuclear iraniano.

Em especial, felicita as autoridades da República Islâmica do Irão, da União Europeia e dos Estados Unidos da América pelo impulso que deram ao livre comércio internacional, com o levantamento das sanções económicas e do embargo a uma nação histórica, a quem cabe um papel fundamental para a estabilidade, a paz e o desenvolvimento socioeconómico de toda a região do Golfo Pérsico.

Com o efetivo levantamento de todos os obstáculos que se colocavam ao normal relacionamento comercial com o Irão, as empresas portuguesas devem encarar aquele país, a que Portugal está ligado por seculares laços históricos e culturais, como um promissor mercado, cujo espetro económico supera em muito os cerca de 80 milhões de habitantes do país.

Ciente desse património comum e das vantagens recíprocas decorrentes do reforço do relacionamento económico bilateral, a AEP nunca deixou de manter um profícuo relacionamento institucional com os representantes diplomáticos iranianos no nosso país e com organizações empresariais congéneres, nomeadamente com a Câmara de Comércio e Indústria, Minas e Agricultura do Irão.

Como reflexo natural desse clima de diálogo e do desejo partilhado de incremento da cooperação luso-iraniana, foi criado, em junho de 2009, por iniciativa da AEP com o apoio da Embaixada da República Islâmica do Irão em Lisboa, o Portugal-Irão Business Council, plataforma de negócios que tem dado um contributo relevante para a intensificação das trocas comerciais e do relacionamento empresarial entre os dois países. Isto mesmo tem sido reconhecido em círculos diplomáticos e empresariais iranianos, como o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, pôde testemunhar, em novembro passado, quando esteve em Teerão, com o apoio da Embaixada de Portugal no Irão, liderando a quinta missão empresarial que a associação promoveu entre 2009 e 2015, numa altura em que o mundo ocidental economicamente se fechou à grande nação do Golfo Pérsico.

Neste quadro, ganham acrescida importância as duas ações de promoção externa que a AEP realiza este ano no Irão, no âmbito do seu programa de internacionalização "Business on the way". Já em fevereiro, entre os dias 19 e 24, teremos em Teerão a nossa sexta missão empresarial multissectorial, a segunda depois do acordo de Viena de julho de 2015. Depois, em abril, responsabilizar-nos-emos pela participação portuguesa na feira de construção Project Iran, que decorrerá na capital iraniana entre os dias 24 e 27.

Incentivamos, desde já, as empresas portuguesas interessadas em aproveitar as oportunidades que se abrem com o levantamento das sanções ao Irão a juntarem-se a nós.

Porto, 17 de janeiro de 2016
Pel´O Conselho de Administração
da AEP - Associação Empresarial de Portugal,

Paulo Nunes de Almeida
(Presidente)


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt