AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

AEP continua ativa na internacionalização

 

No ano passado, 263 empresas participaram nas 38 ações de promoção externa levadas a cabo pela AEP. Neste ano, os objetivos continuam ambiciosos e passam por abordar 27 mercados


Até ao fim de fevereiro, a AEP - Associação Empresarial de Portugal estará com 68 empresas portuguesas em quatro ações de promoção da oferta nacional além-fronteiras. E em geografias tão diferentes como Irão, Dubai, Timor-Leste e Cuba.

O dinamismo da atividade associativa na área da internacionalização reflete a aposta estratégica que vem sendo feita, nos últimos anos, na proximidade aos associados e no serviço às empresas, tenham elas vínculo associativo ou não.

Só no ano passado, a AEP concretizou 38 ações de promoção das empresas, produtos e marcas portugueses tendo em vista o incremento das exportações e o apoio às PME em processo de internacionalização.

Feito o balanço anual, realizaram-se 13 missões multissectoriais, registou-se a participação em 20 feiras no estrangeiro (construção, agroalimentar, casa e decoração e saúde continuaram a ser os sectores mais procurados) e organizaram-se quatro missões inversas e uma market week, formato que combina uma mostra com momentos de degustação de produtos gourmet portugueses, reuniões B2B e contactos com líderes de opinião. No final, o trabalho desenvolvido pela equipa da AEP Internacionalização aproveitou a 263 empresas, responsáveis por 316 participações nos eventos realizados.

Para este ano, o programa “Business on the way” terá seguimento e deverá chegar às quatro dezenas de ações, abrangendo 27 mercados. Arrancou com a participação de nove empresas na segunda maior feira médico-hospitalar do mundo, a Arab Health, no final de janeiro, e prosseguiu, já no corrente mês, com uma missão empresarial a Moçambique, com sete empresas, ligadas a sectores tão distintos como materiais de construção, máquinas e equipamentos para a indústria, tecnologias de informação e comunicação e transformação de papel e cartão.

Entretanto, a 19 de fevereiro deverá aterrar em Teerão a segunda missão comercial portuguesa a visitar o Irão depois de levantado o embrago internacional, no seguimento do acordo, celebrado em julho do ano passado, entre aquele país e as grandes potências mundiais.

Na comitiva seguem empresários e gestores de nove empresas, representativas da oferta nacional nas áreas agroalimentar, têxtil, plásticos técnicos, mobiliário, moldes e tecnologia audiovisual, que até 25 de fevereiro terão reuniões de negócios com operadores económicos locais e se familiarizarão com a realidade socioeconómica iraniana e as oportunidades ao seu alcance num quadro “em que só os melhores e mais capazes poderão triunfar”, como antecipa o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, que esteve em Teerão em novembro último, encabeçando aquela que foi a quarta missão que a associação promoveu desde 2009, quando se estreou neste tipo de ações num mercado “jovem e com enorme potencial de consumo”, com cerca de 80 milhões de consumidores.

A seguir, no domingo, 21 de fevereiro, abre a edição deste ano da Gulfood, no Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), e a AEP serve de veículo à participação coletiva de 22 empresas, dos sectores de alimentação e bebidas e de equipamento para hotelaria e restauração. Trata-se da nona participação consecutiva da AEP no certame, um dos mais importantes a nível mundial para a indústria agroalimentar e o canal Horeca, que decorrerá até quinta-feira próxima, 25 de fevereiro.

A acompanhar as empresas portuguesas estarão o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, e o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida. A comitiva institucional conta ainda com o embaixador de Portugal nos EAU, Jaime Leitão, e o administrador da AICEP, Pedro Ortigão Correia. Além da participação na feira, o programa inclui reuniões institucionais, nomeadamente com a Câmara de Comércio e Indústria do Dubai.

Ainda na última semana de fevereiro, ocorrerá a primeira missão empresarial organizada pela AEP a Timor-Leste, que se realiza por ocasião do 1.º Fórum Económico Global da CPLP. O tema do encontro, que visa a dinamização económica timorense e a captação de investimento estrangeiro, é “Timor-Leste como plataforma para o desenvolvimento”, sendo iniciativa da União de Exportadores da CPLP. A participação portuguesa junta 26 empresas, de vários sectores.

Por último, entre 28 de fevereiro e 4 de março, tem lugar uma missão de 11 empresas portuguesas, de diferentes sectores de atividade, a Cuba, numa iniciativa que resulta de uma parceria da AEP com a Câmara de Comércio Portugal-Cuba.

O programa “Business on the way” 2016 compreende ações de promoção das empresas, marcas e produtos portugueses em 27 mercados, sendo cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Portugal 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP Internacionalização
Cristina Laranjeira
Tel.: 22 998 17 81; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt