AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E Portugal : notícias
 

notícias - notícias em destaque

Comunicado de Imprensa - Audiência em S. Bento

 

AEP aponta ao Primeiro-Ministro principais problemas das empresas e dá conta dos resultados da reestruturação


A seu pedido, o Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal no passado dia 4 de maio pelo Primeiro-Ministro, António Costa, na sua residência oficial, em S. Bento, um dia depois de a instituição ter completado 167 anos de existência.

A audiência - em que a AEP se fez representar pelos seus presidente, Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente, Luís Miguel Ribeiro, e administrador executivo, Angelino Ferreira - serviu, fundamentalmente, para identificar o primeiro responsável do XXI Governo Constitucional com os aspetos mais relevantes da atividade associativa e referenciar um conjunto de situações que afetam o bom funcionamento da economia real e são potencialmente lesivas da competitividade empresarial, do emprego, da coesão territorial e do desenvolvimento das regiões portuguesas de convergência, nomeadamente o Norte e o Centro, onde se concentra a maior parte das nossas empresas exportadoras.

1) Os dirigentes da AEP puderam expressar a sua preocupação pelo arrastar do processo de encerramento do QREN e procuraram sensibilizar o Primeiro-Ministro para a necessidade de o Governo acelerar a execução do Portugal 2020, em especial no que se refere às empresas. A capitalização destas, o financiamento da economia, a redução dos custos de contexto e a atualização e melhoria do Programa Simplex foram outros dos assuntos abordados.

2) Na parte da audiência dedicada às questões regionais, os dirigentes da AEP reiteraram ao Primeiro-Ministro a sua visão, chamando a atenção para a necessidade de acautelar o interesse nacional e a equidade entre todas as regiões.

Neste contexto, voltaram a defender celeridade nos investimentos previstos para o porto de Leixões, a criação de um verdadeiro eixo ferroviário Aveiro-Viseu-Vilar Formoso e a valorização do aeroporto Francisco Sá Carneiro pela TAP, com a consequente revisão de opções operacionais lesivas dos interesses das pessoas e das empresas das regiões Norte e Centro.

3) No que toca à atividade da AEP, foi o Primeiro-Ministro inteirado dos resultados alcançados com o processo de reestruturação, o qual tem tido implicações positivas na redução do passivo e no relançamento da vida associativa. Como resultado, a AEP dinamiza hoje uma série de iniciativas e projetos com reflexos muito positivos no reforço das competências e no alargamento dos horizontes de muitas pequenas e médias empresas portuguesas na economia global - seja na internacionalização, nas feiras e congressos, na formação e no melhor aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis até 2020.

Exemplo disso é o projeto Novo Rumo a Norte, de que a AEP é promotora e cuja operacionalização cabe a uma rede colaborativa, com mais seis dezenas de parceiros, que tem vindo a mobilizar o movimento associativo empresarial de uma região com mais de 340 mil empresas e onde estão sediadas 39% das exportadoras portuguesas.

4) O Primeiro-Ministro foi ainda informado da estratégia de internacionalização da Exponor, que a AEP e os seus parceiros pretendem concretizar em breve.

Matosinhos, 4 de maio de 2016

Pel’O Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal

Paulo Nunes de Almeida
(Presidente)


A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt