AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação Económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Enterprise Europe Network

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEPortugal

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E P : AEPortugal
 

AEP Projetos

Cofinanciado por
Financiamento

Designação do projeto

   ECICII PLUS

Código do Projeto

   Projeto nº 0041_ECICII_PLUS_1_E

Objetivo principal

   O projeto ECICII PLUS tem como objetivo principal aliar empresas com fortes conhecimentos a empresas de setores tradicionais com maior experiencia em internacionalização para sair para o exterior com uma oferta conjunta.

Região de Intervenção

   Eurorregião (Norte de Portugal e Galiza)

Coordenador

   CTC - Confederação Empresarial de Ponte Vedra

Parceiros

   1. CEP - Confederação Empresarial de Pontevedra

   2. IGAPE - Instituto Galego de Promoção Económica

   3. AEP - Associação Empresarial de Portugal

   4. CEO - Confederação Empresarial de Ourense

   5. AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo

   6. AIMINHO - Associação Empresarial do Minho

   7. INEO - Associação Multissetorial de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Data de aprovação

   1 de maio de 2017

Data de início

   1 de julho de 2015

Data de conclusão

   31 de dezembro de 2019

Custo total elegível

   386 000, 00 €

Cofinanciamento

   75%

Apoio financeiro da União Europeia

   Programa Operativo Cooperación Transfronteriza España-Portugal – POCTEP/INTERREG V

Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos:

Este projeto pretende fortalecer a capacidade de internacionalização das PME da Eurorregião, através da intensificação da cooperação e do aproveitamento das sinergias da experiência Galega e do Norte de Portugal, apostando simultaneamente na experimentação de novos modelos multissetoriais de internacionalização, onde as empresas com grande conhecimento se associam a empresas tradicionais de setores estratégicos com maior experiência em internacionalização, para saírem para o exterior com uma oferta conjunta.

Tem como objetivos específicos aumentar o número de processos de internacionalização das empresas da Eurorregião dos setores agroalimentar, canal contract e serviços intensivos de conhecimento (KIS); aumentar o número de experiências de trabalho em conjunto entre empresas, Associações Empresariais e Administrações da Eurorregião, orientadas para favorecer a internacionalização das PME. Aumentar as facilidades às empresas nos mercados de destino através da colaboração entre instituições de apoio galegas e portuguesas. Tem como mercados prioritários a zona LATAM, América Latina, NAFTA, com maior incidência no México e Estados Unidos e os PALOP – Angola e Moçambique.

Conta com um grupo de serviços que se agrupam em quatro grandes blocos:

Serviços de diagnóstico;
Serviços de informação;
Serviços de aconselhamento;
Participação em missões inversas e eventos promocionais no exterior.

 

ATIVIDADES INDICADORES AEP
Análise competitiva de mercados e empresas, plataforma de informação sobre os mercados de destino: informações específicas/ mercado 100 empresas que beneficiam da informação na plataforma (no total dos parceiros)
Análise competitiva de mercados e empresas, análise do potencial de exportação: Workshops: Primeiros passos para a internacionalização 3 seminários (15 empresas participantes em cada)
Análise competitiva de mercados e empresas, análise do potencial de exportação: pontos fortes e fracos / produto / capacidade administrativa / recursos disponíveis / capacidade financeira / etc. Realização de análise de potencial Internacionalização a 105 empresas (no total dos parceiros)
Consolidação de serviços conjuntos para apoiar a internacionalização – workshops para a integração nos mercados em vista. Organização, implementação e divulgação 1 seminário de mercado PALOP/30 empresas por cada seminário
Consolidação de serviços conjuntos para apoiar a internacionalização – organização de missões inversas para potenciais compradores. Organização, desenvolvimento e monotorização da missão Organização de 1 missão inversa para potenciais compradores/ 30 empresas
Promoção da cooperação empresarial para a internacionalização – grupos transfronteiriços de exportação e joint-ventures intersectoriais – organização e desenvolvimento dos grupos 4 Joint- ventures / alianças estratégicas;100 empresas participantes no programa de assessoria.
Promoção da cooperação empresarial para a internacinalização – grupos transfronteiriços de exportação e joint-ventures intersectoriais e assessoria a grupos de exportação 4 Joint- ventures / alianças estratégicas;100 empresas participantes no programa de assessoria.
Potenciação do conhecimento de produtos e empresas em mercados de destino, iniciativas de posicionamento no exterior – organização, desenvolvimento e monitorização de iniciativas 6 eventos de posicionamento no exterior(1 evento por parceiro)
Potenciação do conhecimento de produtos e empresas em mercados de destino, iniciativas de posicionamento no exterior – despesas de viagem e alojamento das empresas 10 empresas por evento
Potenciação do conhecimento de produtos e empresas em mercados de destino, desenho de novas ferramentas de marketing e marketing digital – serviço de apoio ao posicionamento de PME em mercados externos 30 empresas apoiadas (no total dos parceiros)
Comunicação e difusão – projeto, desenvolvimento e implementação do Plano de Comunicação, materiais promocionais e de comunicação (póster, folhetos, catálogos, etc.) 10 notas de imprensa enviadas para meios de comunicação
Comunicação e difusão – projeto, desenvolvimento e implementação do Plano de Comunicação – workshop para iniciar e encerrar o projeto Jornada de fecho do projeto
Comunicação e difusão – Design, manutenção e sites nas redes sociais Plano de comunicação

A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt