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Rumo ao Canadá à procura de negócios
10 empresas na 10.ª missão empresarial à 10.ª maior economia do mundo
Entre 29 de março e 5 de abril, a AEP - Associação Empresarial de Portugal realiza a sua 10.ª missão empresarial multissetorial ao Canadá, décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo.
Esta missão empresarial tem como objetivo encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva:
A desenvolver entre Vancouver e Toronto, o programa da missão inclui reuniões - previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante - com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores.
O presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, refere que “o Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas - as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico”. E lembra que “a primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 ações no Canadá (9 missões e 2 feiras”.
Como já referido, o Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.
A missão empresarial ao Canadá é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Através do projeto BOW, a AEP tem desempenhado um papel ativo no apoio à diversificação de mercados, com um vasto conjunto de iniciativas de apoio à internacionalização de empresas, onde se destacam inúmeras ações de promoção externa em mercados emergentes e não tradicionais, tendo em conta o clima de incerteza no comércio internacional, que obriga as empresas a diversificar mercados de forma a mitigar riscos.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa
Esta missão empresarial tem como objetivo encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva:
- Allcost - Têxteis para Hotelaria (Têxteis-lar)
- Casa José Luis Pedro (Vinhos comuns e licorosos)
- Catari Indústria (Sistemas de andaimes e equipamentos de proteção coletiva)
- Fábrica de Tecidos do Carvalho (Têxteis-lar)
- Hidrofer - Fábrica de Algodão Hidrófilo (Desenvolvimento e fornecimento de produtos em algodão hidrófilo)
- Lacto Serra - Comercialização e Fabrico de Lacticínios (Produção e comercialização de queijo)
- Lindeborg Wines (Vinhos comuns e licorosos)
- Lumatex - Indústria Têxtil (Têxteis-lar)
- Neiper Home (Têxteis-lar)
- Têxteis DA - Domingos Almeida (Têxteis-lar)
A desenvolver entre Vancouver e Toronto, o programa da missão inclui reuniões - previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante - com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores.
O presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, refere que “o Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas - as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico”. E lembra que “a primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 ações no Canadá (9 missões e 2 feiras”.
Como já referido, o Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.
A missão empresarial ao Canadá é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Através do projeto BOW, a AEP tem desempenhado um papel ativo no apoio à diversificação de mercados, com um vasto conjunto de iniciativas de apoio à internacionalização de empresas, onde se destacam inúmeras ações de promoção externa em mercados emergentes e não tradicionais, tendo em conta o clima de incerteza no comércio internacional, que obriga as empresas a diversificar mercados de forma a mitigar riscos.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa
2025.03.27